Monitoramento de Ativos

Tags: PRTG, Monitoramento, PAESSLER, SNMP, WMI, Monitoramento de Rede, Monitoramento CISCO, Monitoramento de rede e da largura de banda, Gerenciar remotamente todos os computadores da empresa, Monitoramento de desempenho e disponibilidade, Sete idiomas e cinco interfaces de usuário, Tutoriais em vídeo para PRTG Network Monitor, monitoramento de servidores

 Atualmente, um número cada vez maior de empresas depende de suas redes para o compartilhamento e a administração de dados. Essas redes configuram a espinha dorsal de uma base de comunicação para todos os processos empresariais. Congestionamento de dados ou quedas de energia podem afetar o sucesso do seu negócio em longo prazo. Através de um monitoramento contínuo dos servidores, dos elementos rede e de aplicações, é possível que problemas sejam encontrados e solucionados, antes que causem danos ao negocio.

A solução de monitoramento da itnX, baseada no PRTG permite você ter visibilidade do que está acontencendo em tempo real em seu ambiente de TI.

Monitoramento de rede e da largura de banda

O PRTG roda no sistema Windows dentro da própria rede coletando estatísticas das máquinas, softwares e dispositivos que você mesmo selecionar. Além disso, ele é capaz de reconhecer todos os dados do sistema, auxiliando no mapeamento da rede. Tais dados são armazenados para análises posteriores, possibilitando sua visualização e a reação às mudanças.

Usando uma interface web intuitiva, é possível administrar o sistema, instalar sensores, configurar relatórios e avaliar os resultados obtidos. Em seguida, o usuário consegue gerar relatórios sobre o uso do sistema e, ao mesmo tempo, oferecer aos colegas e clientes acesso a gráficos e tabelas com dados em tempo real.

O PRTG Network Monitor suporta os seguintes métodos, que podem ser utilizados simultaneamente para o monitoramento da largura de banda:

  • SNMP e WMI
  • Packet Sniffing
  • NetFlow, jFlow e sFlow

Monitoramento de desempenho e disponibilidade

O PRTG Network Monitor possui mais de 160 tipos de sensores para todos os tipos de rede convencionais, tais como: Ping, HTTP, SMTP/POP3 (e-mail), FTP, entre outros. Assim, é possível monitorar a velocidade e os erros em uma rede, antes mesmo que o usuário perceba. Quando ocorrerem interrupções, o software enviará uma notificação via e-mail, SMS ou Pager. Os tempos de resposta e inatividades são gravados constantemente no banco de dados, permitindo que relatórios sejam gerados a qualquer momento.

Sete idiomas e cinco interfaces de usuário5 Interfaces PRTG

O usuário tem a possibilidade de escolher entre cinco diferentes interfaces, através das quais ele poderá ver os dados de monitoramento e modificar sua configuração de uma maneira muito mais simples. Para uso no seu próprio computador, você pode optar por uma interface de navegador de internet totalmente funcional ou um aplicativo nativo do Windows, ambos disponíveis em sete idiomas. Mesmo distante, é possível manter-se conectado com seu sistema, através de uma interface de navegador especial para dispositivos móveis. Paralelamente, também podem ser utilizados os aplicativos para iOS com suporte para iPhone e iPad, assim como o aplicativo Android para celulares e tablets.

Tutoriais em vídeo para PRTG Network MonitorVideos PRTG

A equipe de suporte Paessler gravou alguns vídeos para ajudar você a começar a monitorar sua rede com PRTG. Os tópicos cobrem instalação e auto-descoberta, a criação de notificações e informações básicas sobre o uso de sondas remotas em redes distribuídas. Encoste-se alguns minutos e divirta-se!